Cidade dos EUA dá uma festa épica para comemorar o 40º aniversário de Purple Rain

By Frank Bures,

Para comemorar o 40º aniversário do Purple Rain, a cidade natal de Prince está estendendo o tapete roxo para os fãs em um festival de quatro dias.

Quarenta anos atrás, neste verão, um homem baixo vestido de roxo mudou a música para sempre. Em 27 de julho de 1984, a Warner Brothers lançou um filme escrito, estrelado e trilha sonora de um certo Príncipe Rogers Nelson. O filme não tinha estrelas conhecidas, nem atores reais e foi filmado com relativo orçamento. 

No entanto, quando Purple Rain chegou aos cinemas, rapidamente se tornou o filme número um nos EUA, tirando Ghostbusters do primeiro lugar. Depois que a trilha sonora de Purple Rain e o single When Doves Cry também alcançaram o primeiro lugar, Prince se tornou o primeiro artista na história dos Estados Unidos a ter um filme, um álbum e uma música número um ao mesmo tempo.  

Pode ter parecido que o andrógino artista de 26 anos surgiu do nada, mas não surgiu: Prince veio de Minneapolis, assim como seus amigos de infância e colegas músicos Jimmy Jam e Terry Lewis. Todos faziam parte da cena de Minneapolis, que produziu o que hoje é conhecido como Minneapolis Sound.

Prince viveu em Minnesota a maior parte de sua vida. “Todo mundo de certa idade nas cidades gêmeas [Minneapolis e nas proximidades de Saint Paul] tem uma história de Prince”, diz Elliot Powell, professor associado de estudos americanos na Universidade de Minnesota, que ministra uma aula chamada Prince, Porn and Public Space: A Política Cultural de Minneapolis na década de 1980. "Eles dirão: 'Deixe-me contar sobre a vez em que vi Prince por aqui' ou 'Eu estava neste restaurante quando Prince estava lá'. Ter tantos avistamentos e histórias de Prince realmente faz com que pareça que Prince está uma parte da cultura e história de Minnesota."


Quando Prince morreu em 2016, 10 mil pessoas encheram as ruas de Minneapolis para lamentar. Mas em homenagem ao 40º aniversário do Purple Rain, a cidade está pronta para comemorar – e estende o tapete roxo aos visitantes. 

De 21 a 22 de junho, a lendária banda de Prince, The Revolution, se reunirá para dois shows no icônico local da First Avenue, em Minneapolis, como parte da Celebration 2024: uma extravagância anual (20 a 24 de junho deste ano) com eventos temáticos de Prince no artista. Propriedade de Paisley Park e em toda Minneapolis. Para comemorar o aniversário, o evento será maior do que nunca este ano, com painéis de debate, festas no centro da cidade, exibições do Purple Rain, passeios de barco e muito mais. (Ingressos disponíveis aqui.) 

Em outros lugares, o Minnesota History Center está exibindo atualmente o casaco de Prince da Purple Rain, e há um novo aplicativo chamado Sound Around Tours para ajudá-lo a localizar locais de Prince nas cidades gêmeas. Na próxima primavera, uma adaptação musical de Purple Rain estreará em Minneapolis antes de seguir para a Broadway. 

Aqui estão alguns lugares para visitar em Minneapolis se você quiser reviver o legado de Prince neste verão e depois.

Centro de Minneapolis 

Há fantasmas de Prince por toda parte em Minneapolis, mas em nenhum lugar os ecos de seus saltos de dez centímetros são mais altos do que no centro da cidade.

Primeira Avenida


O epicentro do Princedom é a lendária casa de shows First Avenue, que o jornalista Alan Light, cujo livro sobre a produção de Purple Rain, Let's Go Crazy, argumenta ser basicamente um personagem do filme Purple Rain, dado o quanto ele aparece na tela. Foi construída como estação rodoviária Greyhound em 1937 e tornou-se uma discoteca em 1970. Durante anos, foi o único lugar no centro da cidade onde músicos negros podiam tocar. O primeiro show de Prince aqui foi em 1981 e o último foi em 7 de julho de 2007. Não deixe de conferir a estrela pintada de ouro dedicada a Prince na parede externa e, se estiver aberta, faça um tour pelos bastidores ou confira um show.

Em 2022, o aclamado artista de rua Hiero Veiga foi escolhido para pintar este mural de 30 metros em homenagem ao Príncipe na esquina da First Avenue S com a North Eight Street. Ele mostra três iterações do músico: uma em seus dias pré-fama, uma em seu pico Purple Rain e uma depois que ele se tornou o-artista-mais uma vez-conhecido-como-Prince. A rua entre o mural da Veiga e a Primeira Avenida foi oficialmente renomeada como Prince Rogers Nelson Way.

A parede musical de Schmitt

Perto da Avenida Nicollet, na 94 S 10th Street, fica o Music Wall, onde Prince fez sua primeira sessão de fotos em 1977, que o ajudou a conseguir um grande contrato com uma gravadora para seu primeiro álbum. Em 2018, Lizzo (outra musicista com raízes em Minneapolis) filmou o videoclipe de sua música Boys here, em homenagem a Prince.

Fonte: BBC