Morre a voz de Marge Simpson na América Latina

Morreu Nancy MacKenzie, a atriz que emprestou sua voz a Marge Simpson na dublagem de The Simpson para o mercado latino-americano.

O dublador peruano-mexicano tinha 81 anos.

MacKenzie teve uma carreira longa e ilustre, dublando centenas de personagens em filmes e séries de TV, incluindo Trinity em Matrix.

A notícia de sua morte foi anunciada nas redes sociais por Patricia Acevedo e Claudia Motta, atrizes que dublaram Lisa e Bart na versão latino-americana de Os Simpsons.

“Com profunda tristeza, os filhos Simpson (Lisa e Bart) anunciam a morte de nossa querida mãe, Marge Simpson (Nancy MacKenzie). Descanse em paz, nunca esqueceremos você”, escreveu Acevedo no Instagram.

Nancy MacKenzie fez a dublagem em espanhol para a América Latina de Marge Simpson nas primeiras 15 temporadas da série de desenhos animados.

O ator que emprestou a voz a Homero, Humberto Vélez, também prestou homenagem a MacKenzie.

"[Passamos] muitas horas juntos, trabalhando e viajando. Uma vida inteira. Seu falecimento me dói muito, mas celebro seu amor pela vida, por ser livre e viver a vida plenamente", escreveu ele no X.

MacKenzie nasceu no Peru, mas mudou-se para o México aos 20 anos, onde se tornou atriz de teatro e TV.

Durante sua carreira de mais de cinco décadas, ela estrelou muitas novelas mexicanas.

Ela também dublou muitas atrizes famosas, incluindo Bette Midler, Diane Keaton, Sigourney Weaver e Judi Dench.

Mas ela se tornou mais famosa por suas dublagens em espanhol de personagens de desenhos animados, incluindo a vilã da Disney Cruella de Vil, Daphne em Os Treze Fantasmas de Scooby-Do e Sailor Galaxia na série de anime Sailor Moon.