Quatro UBSs de Macapá passam a ofertar testes de Covid-19.

Ampliação ajudará a identificar casos positivos de forma rápida e diminuir tempo de espera para consulta.

Ampliação ajudará a identificar casos positivos de forma rápida e diminuir tempo de espera para consulta.

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta sexta-feira (8), um novo fluxo para realização de testes da Covid-19. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Macapaba, Marcelo Cândia, Pedro Barros Monteiro e a Unidade de Triagem e Acolhimento Santa Inês passaram a atender pacientes que buscam o exame em livre demanda, ou seja, sem a necessidade da requisição do médico.

 

Ao chegar em uma dessas quatro unidades o paciente, mesmo que assintomático, fará o exame. Em caso de resultado positivo, ele passará pela triagem com a equipe de enfermagem para avaliação dos sinais vitais e encaminhado para atendimento médico. Aqueles que o exame atestar negativo serão liberados.

 

Pacientes que apresentem síndromes respiratórias passarão primeiro pelo atendimento médico para avaliação e após estabilização do quadro clínico, serão testados.

 

Segundo a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, a mudança no fluxo de atendimento também irá diminuir o tempo de espera pelo atendimento médico, que teve um aumento na demanda.

 

“Precisamos identificar o número de casos positivos para que possamos diminuir o índice de contaminação, além disso temos intensificado as campanhas de vacinação para que a proteger a população contra complicações da Covid-19?, ressalta.

 

As outras 29 UBSs de Macapá continuam ofertando o exame, entretanto, o teste só será feito mediante a apresentação de requisição de um médico da unidade.

Fonte: A Gazeta do Amapá