Menu

Apagão nacional atinge 13 municípios do Pará e 300 mil ficam sem energia

Incêndio em subestação no Paraná provocou interrupção no Sistema Interligado Nacional. 

Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou na madrugada desta terça-feira, 14 de outubro, um apagão de grandes proporções que afetou todas as regiões do país, inclusive o Pará. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência começou por volta de 0h32, interrompendo cerca de 10 mil megawatts de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

O problema teve origem na subestação de 500 kilovolts (kV) de Bateias, que precisou ser totalmente desligada, abrindo a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. O incidente causou a perda de aproximadamente 1.600 MW no Sul, 4.800 MW no Sudeste, 1.900 MW no Nordeste e 1.600 MW no Norte, segundo o ONS.

 

Impacto e Restabelecimento no Pará

No Pará, a Equatorial Energia Pará informou que cerca de 294 mil clientes foram afetados em 13 municípios, em razão da atuação automática do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — um mecanismo de proteção do sistema elétrico nacional. O fornecimento foi restabelecido integralmente após 44 minutos, com atuação imediata do Centro de Operações Integradas da concessionária, em coordenação com o ONS.

 

“O fornecimento de energia no estado foi totalmente restabelecido de forma segura e controlada. Seguimos acompanhando o caso junto ao ONS, que apura as causas do incidente”, informou a Equatorial Pará em nota oficial.

 

Análise Técnica e Próximos Passos

O ONS destacou que a recomposição das cargas nas regiões afetadas ocorreu de maneira progressiva, e que uma reunião de análise técnica com os agentes do sistema está prevista para os próximos dias, a fim de detalhar as circunstâncias do apagão.

 

Fonte: Diário do Pará

Link: https://diariodopara.com.br/noticias/apagao-nacional-atinge-13-municipios-do-para-e-300-mil-ficam-sem-energia/