Calm Down, de Rema, faz história do Afrobeats nos EUA

Calm Down, de Rema, não para de fazer história na música - o mais recente elogio ao sucesso da estrela nigeriana de 24 anos é que agora é a música Afrobeats mais transmitida nos EUA.

Tornou-se “a primeira música do Afrobeats na história a ganhar mais de um bilhão de streams sob demanda nos EUA”, disse a plataforma de monitoramento musical Chart Data no X.

No ano passado, a Chart Data já tinha descrito a faixa como a “canção africana de maior sucesso de todos os tempos”.

Os analistas musicais da revista Billboard atribuíram seu sucesso à sua “jam melancólica e lenta com um toque sutil e hipnótico”.

“[É] o tipo que fica gravado no fundo da mente do ouvinte, levando-o a retornar continuamente.”

A música foi lançada em fevereiro de 2022 como single de Rave and Roses, álbum de estreia de Rema.

Rema, cujo nome verdadeiro é Divine Ikubor, fez parceria com a cantora norte-americana Selena Gomez alguns meses depois para um remix da música, que atingiu a marca de um bilhão de reproduções no aplicativo de streaming Spotify.

Tornou-se a primeira canção africana a passar um ano na Billboard Hot 100, chegando ao terceiro lugar, tornando-se a canção de maior sucesso cujo artista principal era um músico do Afrobeats.

O remix, que tem quase 894 milhões de visualizações no YouTube, é atualmente o videoclipe mais assistido de um artista nigeriano.

Empurrou Rema para as fileiras de artistas afrobeats nigerianos proeminentes, como Burna Boy, Wizkid e Davido.

Rema diz que tem seu próprio estilo de Afrobeats, que apelidou de "Afrorave".